PERGUNTAS E RESPOSTAS

Está com alguma dúvida?
Confira as perguntas e dúvidas mais frequentes que recebemos, talvez alguma delas possa lhe ajudar.

  • chevron_rightPor que transplantar?

    Existem fortes evidências científicas de que o transplante é o melhor tratamento para melhorar a qualidade de vida e a sobrevida do paciente.

  • chevron_rightO que significa HLA?

    A sigla HLA é definida como Human Leukocyte Antigen (originada do inglês), significa antígeno da membrana de células humanas. São codificados no cromossoma 6 humano e são subdivididos em classes. Os antígenos HLA classe I (A,B,C) e classe II (DRB1, DRB3/4/5, DQA1, DQB1, DPA1, DPB1) estão relacionados com a histocompatibilidade em transplantes. A importância em identificar esses antígenos antes do transplante visa evitar as rejeições e aumentar a sobrevida dos órgãos ou tecidos transplantados.

  • chevron_rightApós a inscrição na lista espera, preciso continuar fazendo exames no laboratório de HLA?

    Sim, é preciso renovar o exame de PRA de 6 em 6 meses, ou em um período inferior quando houver indicação médica, para que o paciente esteja apto a concorrer ao transplante. Além disso, o paciente deve manter uma amostra de soro (Soroteca) atualizada no laboratório para ser usada para atualização do exame de PRA e para prova cruzada com doador falecido se o paciente for ranqueado. 

  • chevron_right​O que é Soroteca e por que é importante mantê-la atualiza no laboratório?

    A Soroteca não é um exame. Trata-se de uma amostra de soro dos pacientes em lista de espera por transplante de órgãos sólidos que será criopreservada na Soroteca do laboratório de HLA. Esta amostra será usada para atualização do exame de PRA e para prova cruzada com doador falecido se o receptor for ranqueado. Além dos exames do protocolo pré-transplantes atualizados para que mantenha o status Ativo na Lista (concorrendo), o receptor deve manter a Soroteca atualizada no laboratório a cada 2 meses.

  • chevron_rightQual é a probabilidade de um receptor encontrar um doador familiar idêntico no HLA?

    A probabilidade de um indivíduo encontrar um doador idêntico entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 25%.

  • chevron_rightQual é a probabilidade de um receptor encontrar um doador não aparentado compatível no HLA?

    A probabilidade de encontrar um doador não relacionado compatível nos genes HLA gira em torno de 1 em 100 mil devido à grande mistura de raças e, consequentemente, grande diversidade genética na população brasileira. 

  • chevron_rightComo se cadastrar como doador voluntário de medula óssea?

    Procure um Hemocentro próximo de sua residência para efetuar o seu cadastro. Você será orientado e poderá tirar as suas dúvidas. Após o cadastro de seus dados pessoais entre outros, será coletada uma amostra de seu sangue para a realização da tipagem HLA.

  • chevron_rightPara que o estudo de quimerismo pós-transplante é indicado?

    É realizado avaliar a falha de enxerto, doença enxerto versus hospedeiro (GVHD) e recidiva da doença em transplantes de células tronco hematopoiéticas alogênicos. 

Nós nos preocupamos com você e sua privacidade

Nós usamos cookies para garantir uma melhor experiência em nosso site. Se você aceitar, estará concordando com a nossa Política de Privacidade de Dados. Políticas de Privacidade